segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quanto tempo mais?

 Há quanto tempo Você está aqui, nem sei. Talvez milhares ou milhões de anos - quem sabe? Diante dos Teus olhos desfilaram todas as dores e alegrias da Humanidade, coisa que só vi - e mal - nos livros de história. Viste os dinossauros e os primeiros passos do homem, que carregava um pedaço de osso, e agora uma metralha. Antes lutávamos pela sobrevivência, apenas contra eventuais predadores; hoje, lutamos por estupidez, somos predadores de nós mesmos. Criamos a tecnologia para melhorar nossas vidas, mas como ela nos tem angustiado! Deixou-nos ilhados diante de nossos computadores, como escravos, presos a redes sociais, vivendo uma sub-vida imaginária, enquanto a vida real se vai e vai, como areia correndo entre os dedos, e de repente nos vemos de cabelos brancos e rugas na cara, diante da questão: "E agora, José?". Pena que não existam máquinas do tempo. Seriam úteis nesses tempos de avanço, em que a ordem é progresso! progresso!, consumir! consumir!, construir! construir!, e não se respeitam os próprios limites e os limites impostos pela Natureza, que responde a toda essa loucura com seu peremptório BASTA!! Assistam à televisão, está tudo lá: enchentes, furacões, terremotos...

Falando em televisão, lembro-me que ainda há alguns dias estava-se lamentando o 11 de Setembro, aquele atentado terrorista ao World Trade Center que abalou a História do Mundo, embora o evento tenha sido apenas local. Os americanos estavam nostálgicos e melancólicos, recordando e lamentando seus mortos, que não passam dos três mil e poucos. Daí pensei comigo: Poxa, se estavam todos tão nostálgicos, por que não cavar um pouquinho mais o tempo e lembrar que foram os Estados Unidos os maiores responsáveis pela verdadeira  maior tragédia de todos os tempos: o lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki? Por que não cavulcar um pouco mais e lembrar que foi esse mesmo país o patrocinador da Guerra no Vietnã, evento que rendeu muito mais mortes do que um ataque ao ego americano?

Vai parecer loucura minha, mas acredito piamente que nossa vida é regida por uma lei básica universal: o que fazemos contra nosso próximo, reincide sobre nós mesmos. Portanto, acreditando nisso, é fácil entender por que aquele país tem sofrido tantos ataques terroristas e tantas crises.

Ainda custará muito para que o ser humano entenda a importância de seu próximo? Quantos inocentes mais terão que morrer, quantas guerras ainda teremos que enfrentar, para que enfim compreendamos que somos uno com o Todo, e que raça ou crença ou ideologia partidária são apenas coisas superficiais, e nada dizem sobre o Eu de cada um? Quanto tempo mais teremos que conviver com a fome, a miséria, as injustiças sociais e a corrupção com a qual, nós brasileiros, lamentavelmente estamos tão familiarizados? Quanto tempo mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário